Em tempos de pandemia, ter alimento no prato e dinheiro no bolso ficou incerto para muitas famílias brasileiras, cenário que aumentou a insegurança alimentar no país. 

Essa situação, que atinge também os povos do campo, colocou em risco a circulação de dezenas de variedades de sementes crioulas entre a Rede de Famílias Guardiãs, que fazem parte da Rede Sementes da Agroecologia (ReSA), no Paraná. Entre 2020 e 2021 seriam realizadas mais de 30 festas e feiras das sementes em toda a região sul do país. Mas, com a pandemia, elas foram suspensas, dificultando a compra das espécies crioulas, que são a base para a produção de comida saudável e geração de renda dos agricultores.

Como uma resposta frente a essa realidade a ReSA, com o apoio do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT/PR), construiu coletivamente e colocou em prática, o Projeto Emergencial de Conservação e Multiplicação da Agrobiodiversidade, realizado em todo território paranaense, desde agosto de 2020. Tendo como objetivo comprar e doar sementes crioulas, essa ação já beneficiou cerca de 5 mil famílias agricultoras com aproximadamente 30 mil toneladas de espécies.

E é esse o assunto do nosso 2.º episódio da Rádio Plantô, Brotô! Apresentar esse importante trabalho coletivo, que está em sua 2.ª edição, e visa aumentar o número de beneficiários e a diversidade de espécies a serem distribuídas. Também mostraremos o contexto atual da ação, que está em ritmo acelerado, realizando a sua primeira etapa de distribuição de sementes crioulas de milho, feijão, arroz, hortaliças, ramas de mandioca, mudas de batata salsa, batata inglesa, plantas medicinais, nativas, frutíferas e erva-mate.

Quer ouvir o primeiro episódio da Rádio Plantô, Brotô e conhecer mais sobre a Rede e suas ações? Te convidamos a acessar o nosso site www.resaagroecologia.com.br . Você também pode nos encontrar no Facebook e Instagram, como Rede Sementes da Agroecologia.