Rádio Plantô, Brotô! | Episódio 1 – Semente crioula na terra assegura alimento saudável no prato

 

 

Sementes crioulas são a garantia da produção de alimentos saudáveis e diversificados no prato de toda população brasileira. Entretanto, com a chegada da pandemia da Covid-19, famílias agricultoras que preservam diversas espécies e garantem, a partir delas, a produção de comida e renda, foram comprometidas. Já que, dezenas de feiras das sementes crioulas, que ocorreriam na região sul do país, foram canceladas, comprometendo a aquisição e circulação de variedades entre as famílias agricultoras do campo e das cidades.

Nesse contexto, tendo como bandeira de luta a preservação das sementes crioulas, a Rede Sementes da Agroecologia (ReSA), realiza diversas ações para garantir que as espécies circulem e continuem sendo multiplicadas pelas famílias guardiãs, agricultores familiares, faxinalenses, caiçaras, sem terras, quilombolas e ribeirinhos de todo o Paraná.

Sendo assim, nesse primeiro episódio da Rádio Plantô, Brotô!, apresentamos duas ações da ReSA, para garantir a circulação e multiplicação das sementes no Estado durante a pandemia da Covid-19. O Festival da Agrobiodiversidade, realizado virtualmente em agosto, e o Projeto Emergencial de Conservação e Multiplicação da Agrobiodiversidade (PECMAP), realizado desde agosto de 2020, que já atendeu mais de 5 mil famílias agricultoras.

Quer conhecer mais sobre a ReSA e as ações desenvolvidas pela Rede? Te convidamos a acompanhar as produções quinzenais da Rádio Plantô, Brotô, em www.resaagroecologia.com.br. Você também pode nos encontrar no Facebook e Instagram, como Rede Sementes da Agroecologia. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.